Divulgação


Notícias Atualizadas

O novo padrão das tomadas


O novo padrão das tomadas, mudou, e a principal mudança foi a posição dos pinos NEUTRO, FASE e TERRA. Os novos aparelhos, já acompanham esta mudança.
O padrão que era, TERRA em baixo, NEUTRO na esquerda e FASE na direita, agora mudou. Mesmo que o terra esteja na parte de baixo, o FASE agora fica do lado esquerdo, e o NEUTRO do lado DIREITO.


Se seu aparelho é novo, deve usar a tomada nova, no padrão novo, para evitar danos e prejuízos, afinal, depois não terá como reclamar.
O padrão agora, é FASE NA ESQUERDA, ou seja, seguindo o que se sabe: o fluxo de energia sai da esquerda para a direita.
ANTES

DEPOIS



Na hora de instalar suas novas tomadas, fique atento! Acredite, a casos de no-break e eletrodomésticos que podem explodir ou queimar por uma inversão entre fase e neutro. Não queira ser o próximo contemplado.

SOBRE USO DE ADAPTADORES:
Podem usar, mas corre o risco de danificar o equipamento, sabe porque? Porque os equipamentos novos que possuem o pino de aterramento foram fabricados para receber fase do lado esquerdo e neutro do lado direito. Com o uso dos adaptadores você estará tendo fase do lado direito e neutro do lado esquerdo, ou seja, haverá uma inversão na tomada. Em estabilizadores e no-breaks essa inversão pode causar explosões.
Aterramento é obrigatório.
A partir de 2006, de acordo com a Lei Nº 11.337, toda construção deverá ter tomadas com o pino de aterramento. Portanto, saiba que o aterramento é legalmente obrigatório desde 2006. O aterramento que eletrodomésticos como geladeiras e algumas TVs traziam em forma de um fiozinho que ficava solto e sem utilidade, agora virá na própria tomada, com o terceiro pino. Não há como fugir do aterramento, até porque todas as tomadas da casa deverão tê-lo.
Uma maneira que evitar transtornos, que resolvi meu problema, visto estar memorizado o NEUTRO na esquerda, foi o de INVERTER e tomada, ficando o ATERRAMENTO para a parte de cima., conforma imagem abaixo.

Entretanto se for a outro lugar, visitar alguém e a tomada for antiga cria-se um problema, sendo ideal ter chave de teste, caso a pessoa não saiba se foi seguido as normas vigentes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright @ 2010 - Infobender - Design by Analista Sistema Rodrigo Bender Infobender