Divulgação


Notícias Atualizadas

Como Identificar Memórias ECC e NON ECC -


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

(Não são regras, mas são comuns de ocorrer):
Se a memória for não-registrada (unbuffered) e não-ECC, ou seja, uma memória comum, ele deve ter 8 Chips;


                    Se a memória for ECC sem registro (unbuffered) ela deve ter 9 Chips;

Se a memória for ECC com registro (buffered) ela deve ter 9 Chips e um ou mais pequeno(s) chip(s) ao centro (foto abaixo).
 
 



COM PARIDADE, OU SEM PARIDADE??? ECC ou NON-ECC???

Sem paridade ou ECC? Se seu sistema suporta código de correção de erro (ECC - error-correcting code) e tem mais de 512 MB de RAM, a compra de memória ECC pode valer o custo a mais. Grandes volumes de RAM estão mais propensos a sofrer erros aleatórios ocasionais, que podem ser provocados por raios, entre outras causas. Entretanto, a menos que sua RAM atual seja ECC, esqueça. Você pode usar módulos sem paridade e ECC juntos, mas a correção de erro será desabilitada.Para descobrir o tipo de memória de seu equipamento, conte o número de chips no módulo de memória. Se o número for divisível por três, você tem memória ECC ou com paridade.



MAIS CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES...

Colocar mais RAM no computador é, geralmente, o upgrade de hardware mais compensador, mas só se você comprar o tipo certo de módulo de memória. Há mais variedade de RAM do que tipos de biscoito no supermercado. Você quer SDRAM, PC100, DIMM sem buffer ou sem paridade? Por que não usufruir de uma renovadora DDR SDRAM, PC2700, CL2.5 ou DIMM registrada?

Alguns cuidados são necessários para não fazer a compra errada. O primeiro passo é consultar o manual do usuário do equipamento para identificar os tipos de RAM que a placa-mãe suporta. Se não tiver o manual, visite o site do fabricante do computador na internet e procure manuais ou outras ferramentas que o ajudem a encontrar as informações necessárias. O fabricante de memória Kingston Technology inclui em sua página um utilitário para identificação da RAM certa para cada computador. Basta indicar a marca e o modelo do micro ou da placa-mãe para gerar uma lista de tipos de RAM compatíveis. Só que não funciona com produtos de fabricantes brasileiros de computadores, como Itautec, Metron etc.

Antes de comprar, verifique os seguintes itens:

  • Descubra o tamanho máximo do módulo de memória que seu computador suporta. Não compre um módulo maior do que o slot de memória de sua placa-mãe possa acomodar.

  • Identifique qual dos quatro tipos de RAM seu sistema usa: DRAM (EDO ou FPM), SDRAM, DDR SDRAM ou RDRAM. Todos os quatro tipos são montados em um dos três tipos de módulo: SIMM, DIMM ou RIMM. A maioria das máquinas só suporta um tipo de RAM e tem um tipo de módulo ou conector - misturar tipos não é uma opção. As poucas placas-mãe que aceitam dois tipos de RAM só permitem que um tipo seja usado de cada vez.

  • Procure saber qual é a velocidade da memória. Módulos SDRAM, DDR SDRAM e RDRAM são feitas para alcançar ou ultrapassar a velocidade do bus frontal do computador, que é a velocidade do tráfego de dados entre a CPU e a RAM. Se seu sistema vem com PC66 SDRAM, você pode usar PC100 SDRAM para substituí-la e obter mais velocidade, contanto que o bus frontal do micro suporte a taxa mais alta. Porém, se você mesclar módulos de velocidades diferentes, a RAM inteira vai operar na velocidade do chip mais lento.

  • Descubra qual é a ordem de preenchimento dos bancos de memória. Em alguns PCs, o slot de memória mais próximo da CPU - em geral chamada de banco 0 - tem de ser preenchido antes dos outros slots de memória da placa-mãe. Em outros sistemas, o banco 0 precisa ter o módulo de RAM maior, se você está usando módulos de tamanhos diferentes. Consulte a documentação do computador, já que não existe uma regra fixa.

  • Column address strobe - Quanto mais baixa a classificação CAS - ou a classificação CL -, melhor. SDRAM vem nos tipos CL2 ou CL3 e DDR SDRAM vem em CL2 ou CL2.5. A menos que sua placa-mãe requeira uma classificação CAS ou CL específica, obtenha o módulo mais baixo (mais veloz). As diferenças de custo devem ser ínfimas. Novamente, se você misturar módulos de velocidades diferentes, eles vão operar na velocidade do módulo mais lento.
  •  
    Copyright @ 2010 - Infobender - Design by Analista Sistema Rodrigo Bender Infobender