Divulgação


Notícias Atualizadas

Tutorial Uso TRUECRYPT

TrueCrypt é um software GRATUITO para criar um volume codificado (dispositivo de armazenamento de dados).
Popularmente falando trata-sr de um aplicativo, em que voce pode CRIPTOGRAFAR uma partição ou parte dele como desejar. Claro se for criptografar parte de uma partição esta tem que ser D, E, F....., nunca  partição C ue é a do sistema operacional, caso entre virus ou necessite formatar.
Exemplo ter uma partição com letra D com tamanho 30GB podese criptografar se quizer apenas 20GB, deixando restante livre.
IMPOSTANTÍSSIMO: Quando criar uma senha anota em um email pessoal, memorize, caso esquece ela, NÃO TEM COMO RECUPERAR.
Este programa é o mesmo usado não citando nomes, para criptografar seu computador onde nem Polícia Federal, FBI e Cia, conseguiram quebrar o arquivo para abri-lo.
TUTORIAL:
Como criar e usar aplicativo TrueCrypt
Este capítulo contém ordens passo por passo em como criar, monte e usar o TrueCrypt
volume. Nós recomendamos que você também leia as outras seções deste manual, como eles contenha informação importante.

PASSO 1:
Instale TrueCrypt. Então lance TrueCrypt clicando duas vezes o arquivo TrueCrypt.exe ou clicando em o atalho de TrueCrypt em seu Windows.
PASSO 2:


A janela de TrueCrypt principal vai aparecer. Clique Crie Volume (marcado com um retângulo vermelho para claridade).

PASSO 3:


Neste passo você precisa escolher onde você deseja criar o volume de TrueCrypt.
Neste passo, nós escolhemos a primeira opção e crie um volume de TrueCrypt dentro de um arquivo. Como a opção é selecionada por padrão, você pode clicar Next.
Nota: Nos passos seguintes, o screenshots( imagens) mostrarão só a parte do aplicativo.

PASSO 4:



Neste passo você precisa escolher se criar um volume de TrueCrypt standard ou escondido. Nesta fase, nós escolheremos a opção anterior e criaremos um volume de TrueCrypt standard.

Como a opção é selecionada por padrão, você clique em NEXT.

PASSO 5:


Neste passo você tem que especificar onde você deseja criar o volume de TrueCrypt (arquive recipiente).
Note que um recipiente de TrueCrypt há pouco é igual qualquer arquivo normal. Por exemplo, pode ser movido ou apagado como qualquer arquivo normal. Também precisa de um file name que você escolherá no próximo passo.
Clique em arquivo seleto.
O Windows arquivo seletor standard deveria se aparecer (enquanto a janela do Volume de TrueCrypt Restos de Feiticeiro de criação aberto no fundo).

PASSO 6:

Neste passo, nós criaremos nosso volume de TrueCrypt na pasta de papéis D:\My Documents \ e o filename do volume (recipiente) serão Meu Volume (como pode ser visto acima no screenshot).
Você pode, claro que, escolha qualquer outro NOME e local você gosta (por exemplo, em um USB de memória). Note que o arquivo Meu Volume ainda não existe. TrueCrypt o criará.
IMPORTANTE: Note aquele TrueCrypt não codificará nenhum arquivo existente (ao criar um TrueCrypt arquivo recipiente). Se você selecionar um arquivo existente neste passo, será escrito elaboradamente e substituído pelo volume recentemente criado (assim o arquivo escrito elaboradamente será perdido, não codificou).
Você poderá codificar arquivos existentes (mais tarde) os movendo ao volume de TrueCrypt que nós estamos criando agora.**
Selecione o caminho desejado (onde você deseja criar o recipiente) no seletor de arquivo.
Digite o NOME do recipiente desejado na caixa de nome de Arquivo.
Clique SAVE.
A janela de seletor de arquivo irá desaparecer.
Nos passos seguintes, nós voltaremos ao TrueCrypt Volume Criação Feiticeiro.
**Note que depois que você copiar arquivos de unencrypted existentes a um volume de TrueCrypt, você deveria apagar (deletar) o original com firmeza
arquivos de unencrypted. Há ferramentas de software que podem ser usadas com a finalidade de deletar (muitos deles são grátis).

PASSO 7:

Na Volume Criação Feiticeiro janela, clique NEXT.

PASSO 8:



Aqui você pode escolher um algoritmo de criptografia e um algoritmo de criptografia( Hash) para o volume. Se você não está seguro do que selecionar aqui, você pode usar as pré-colocadas e clicar NEXT (para mais informação, veja Algoritmos de criptografia de capítulos e algoritmos de Hash).

PASSO 9:

Aqui nós especificamos que nós desejamos o tamanho de nosso recipiente de TrueCrypt para ser 1 megabyte. Você pode, de curso, especifique um tamanho diferente. Depois que você digitar o tamanho desejado no campo especifico (marcado com um vermelho retângulo), clique Next.

PASSO 10:


Este é um dos passos mais importantes. Aqui você tem que escolher uma contra-senha de volume boa, ou seja maior numero de itens( nº/letras/simbolos) memorizando.
Leia a informação exibida na janela de Feiticeiro sobre o que é considerado um bem cuidadosamente contra-senha e confirme.
Abaixo do primeiro e clica Next.
Nota: O botão Próximo será incapacitado até contra-senhas em ambos os campos de contribuição é os mesmos.

FASE 11:


Mova tão fortuitamente quanto possível pelo menos seu mouse dentro da Volume Criação Feiticeiro janela para 30 segundos. Quanto mais mover o mouse, melhor. Isto aumenta significativamente o força criptográfica das chaves de criptografia (qual segurança de aumentos).
Clique em FORMAT.
Criação de volume irá começar. TrueCrypt criará agora um arquivo chamado Meu Volume na pasta de papéis D:\My Documents \ (como nós especificamos em Passo 6). Este arquivo será um recipiente de TrueCrypt (conterá o volume de TrueCrypt codificado). Dependendo do tamanho do volume, a criação de volume pode
leve muito tempo. Depois que terminar, a caixa de diálogo seguinte se aparecerá:


Clique em o OK para fechar a caixa de diálogo.

FASE 12:



Nós há pouco criamos prosperamente um volume de TrueCrypt (arquive recipiente).
Na TrueCrypt Volume Criado, clique em Saída( exite).
A janela irá desaparecer.
Nos passos restantes, nós montaremos o volume que nós há pouco criamos. Nós voltaremos ao cano principal Janela de TrueCrypt (que ainda deveria estar aberto, mas se não é, Passo 1 repetido para lançar TrueCrypt e então continue de Passo 13.)

FASE 13:



Selecione uma LETRA ( qualquer uma desocupada)constante da lista (marcado com um retângulo vermelho). Esta será a LETRA para qual o recipiente de TrueCrypt será montado.
Nota: Neste passo, nós escolhemos o M, mas você pode escolher claro que qualquer outro disponível.

FASE 14:


Clique em arquivo SELECT FILE.
A janela de seletor de arquivo standard deveria se aparecer.

FASE 15:


No seletor de arquivo, aparecerá a pasta do arquivo(o qual nós criamos em Passos 6-11) e selecione-a.
Clique OPEN (na janela de seletor de arquivo).
A janela de seletor de arquivo deveria desaparecer.
Nos passos seguintes, nós voltaremos à janela de TrueCrypt principal.

FASE 16:


Na janela de TrueCrypt principal, clique em MOUNT.
Coloque a Contra-senha na janela de diálogo que irá aparecer.

FASE 17:


Digite a contra-senha (o qual você especificou em Passo 10) no campo de contribuição de contra-senha (marcado com um vermelho retângulo).

FASE 18:


Clique em o OK na janela de lembrete de contra-senha.
TrueCrypt tentará montar o volume agora. Se a contra-senha está incorreta (por exemplo, se você digitado isto incorretamente), TrueCrypt o notificará e você precisará repetir o passo prévio (tipo a contra-senha novamente e clica em o OK). Se a contra-senha estiver correta, o volume será montado.

FASE FINAL:


Nós há pouco montamos prosperamente o recipiente como um M de disco virtual:
O disco virtual é completamente codificado (inclusive nomes de arquivo, mesas de distribuição, espaço grátis, etc.) e se comporta como um real disco. Você pode salvar (ou copia, mova, etc.) arquivos para este disco virtual e eles serão codificados nele como estão soutros descritos nele.
Se você abre um arquivo armazenado em um volume de TrueCrypt, por exemplo, que em jogador de mídia, estará o arquivo automaticamente liberado para uso rapidamente enquanto está sendo erudito.
Importante: Note que quando você abre um arquivo armazenado em um volume de TrueCrypt (ou quando você escreve / copia um arquive para / do volume de TrueCrypt) não lhe pedirão que entre na contra-senha novamente. Você precisa só entre na contra-senha correta ao abrir o volume.
Você pode abrir o volume criptografado, por exemplo, clicando duas vezes em o artigo marcado com um vermelho retângulo no screenshot acima.
Você também pode usar normalmente ao volume montado o modo do que você usa qualquer outro tipo volumes. Exemplo, abrindo o 'Computador' (ou 'Meu Computador') lista e de dois clique arquivo criptografado  correspondente (neste caso, é o M ).


Você pode copiar arquivos para e do volume de TrueCrypt da mesma maneira que você os copiaria a qualquer normal
disco (por exemplo, por operações de arrastar-e-gota simples). Arquivos que estão sendo erudito ou copiaram de o volume de TrueCrypt codificado é decifrado automaticamente rapidamente (em memória / RAM).
Semelhantemente, arquivos que estão sendo escritos ou copiaram ao volume de TrueCrypt codificado são automaticamente codificado rapidamente em (direito antes de eles fossem escritos ao disco) RAM.
Note aquele TrueCrypt salva qualquer dados decifrado a um disco. só os armazena temporariamente dentro RAM (memória).
Até mesmo quando o volume estiver montado, ainda são codificados dados armazenados no volume.
Quando você reinicia o Windows ou desliga seu computador, o volume será desmontado e todos os arquivos armazenado nisto será inacessível (e codificado). Até mesmo quando provisão de poder está repentinamente suspensa (sem próprio sistema fechado), todos os arquivos armazenados no volume serão inacessíveis (e codificado). Para os fazer acessível novamente, você tem que abrir o volume co SENHA.
Fazendo assim, repetição Passos 13-18.

Se você quer fechar o volume e tornar arquivos armazenados inacessível, ou reinicie seu sistema operacional ou DISMOUNT o volume. Para fazer assim, siga estes passos


Selecione o volume da lista de volumes montados na janela de TrueCrypt principal (marcado com um retângulo vermelho no screenshot sobre) e então clica Desmonte( sair|), também marcado com um retângulo vermelho
no screenshot sobre).


















 



 
Copyright @ 2010 - Infobender - Design by Analista Sistema Rodrigo Bender Infobender