Divulgação


Notícias Atualizadas

Dicas iniciais de XP. Parte 3

Atribua Permissões aos aplicativos, pastas e arquivos que você deseja bloquear para o Usuário:Já que criou outro Usuário so prescisará atribuir tais Permissões aos itêns desejados agora.
Faça o Logon como Administrados do Sistema e abra o Windows Explorer. Vá em Ferramentas, Opções de Pastas navegue até a Guia Modos de Exibição e desmarque a opção Usar Compartilhamento Simples de Arquivos(Recomendado), agora a Guia Segurança estara habilitada nas propriedades de arquivos, pastas e aplicativos.


Agora precisa saber a qual grupo foi inserido o Novo Usuário que você criou, você pode fazer isso de 2 formas:

Nota: Para este procedimento é necessário que sua partição esteja em NTFS. Partição em FAT32 não dá suporte a segurança local.
1º- Abra o Painel de Controle e va em Ferramentas Administrativas, clique em Gerenciamento do Computador, na interface que se exibe você encontrara a opção Usuários e Grupos Locais abra essa opção e depois va em Grupos. Em seu lado direito serão exibidos os grupos padrões criados na instalação do Windows XP, nesse momento você tambem pode adicionar um Usuário a mais de um grupo, muda-lo de um grupo X para Y ou então excluir um usuário de um determinado grupo tambem clicando duas vezes no grupo Administradores por exemplo e usando os botões Adicionar e Remover, para descobrir a qual grupo seu novo usuário faz parte clique duas vezes em cada grupo e na caixa que se exibe serão mostrados quais usuários fazem parte do grupo. A mesmo função tem a pasta Usuário, nesta você ira criar os usuários e tambem neste processo podera escolher ha qual grupo este usuário é membro.

2º- Clique em Iniciar, Executar e digite Control Userpasswords2 e tecle enter, será exibida uma caixa com os usuários contidos para a estação na 1º coluna e na 2º serão exibidos a qual ou quais grupos o usuário faz parte, para alterar o nome ou o grupo você pode clicar no usuário e depois clicar em Propriedades, na guia Geral você pode definir um nome completo, uma descrição ao usuário, na guia Membros do Grupo você pode escolher a qual grupo você quer que esse usuário faça parte clicando em outros e depois no filtro.
Nota2: Independente de fazer isto, quando criado mais de um usuário, em Iniciar/Configurações/Painel de Controle/Contas de Usuário, você colocará nome de uma pessoa que desfrutará do micro e então deverá decidir de tal pessoa será USUÁRIO LIMITADO ou Administrador.



Exemplo de Permissões/Restrições a usuários.Clique no Arquivo, Pasta ou Aplicativo onde você quer restringir o acesso a esse usuário (Lembrando que esse procedimento vale tanto para restringir como permitir o acesso) clique com o botão direito do mouse sobre o ícone escolhido e depois em Propriedades, agora navegue até a Guia Segurança e na parte superior sera exibido os Usuários ou Grupos da estação de trabalho, encontre o usuário ou então o grupo ha qual seu usuário pertence e de um clique com o mouse nele, na parte inferior é exibida as permissões que esse usuário possui, nesta você ira atribuir (Marcando a coluna Permitir) ou restringir (Marcando a coluna Negar) as permissões que melhor achar a esse usuário ou grupo, se preferir pode ter uma visão mais detalhada das permissões clicando em Avançado na parte inferior sera exibida uma outra caixa de dialogo clique no usuário ou grupo ha qual ele pertence e depois em Editar no menu exibido agora você terá uma maior quantidade de permissões escolha quais serão adequadas para o usuário e depois em ok, clique em aplicar e pronto, seu novo usuário estará restringido ou permitido a acessar os arquivos, pastas e aplicativos ao quais você atribuiu as Permissões.
LEMBRETE: cada usuário deverá ter SENHA para LOGAR, evitando assim entrar no usuário proprietário da pasta. Com isto o usuário que tentar abrir a pasta pelo Windows Explorar terá ACESSO NEGADO.


No caso do Conexões de Rede, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Meu Computador e Meus Locais de Rede, você pode simplesmente tira-lo do menu Iniciar clique com o botão direito do mouse sobre uma área em branco da barra e depois em Propriedades, va até a Guia Menu Inicar e clique em Personalizar , navegue até a Guia Avançado e marque esta opção em cada item Nâo Exibir este Item.

Em relação aos itens da Area de Trabalho você tambem pode tira-los clicando com o botão direito do mouse na Area de Trabalho e depois indo até a Guia Area de Trabalho, clique agora em personalizar e na Guia Geral desmarque os itens que você não deseja deixar a vista para este usuário, clique em OK e depois em Aplicar e pronto.
Permissões Locais (NTFS) são diferentes de Permissões de Compartilhamento e tem efeitos totalmente diferentes.

GPEDIT.MSC
Para acessar esta poderosa ferramentas vá em Iniciar/ Executar e digite Gpedit.msc, onde aparecerá como a tela abaixo. São duas diretivas uma Configuração do Computador e outra Configuração do Usuário. No exemplo abaixo acessamos Configuração do usuário/Modelos Administrativos/Menu iniciar e barra de tarefas, na qual ficou configurado Não manter Histórico de documentos abertos( aquela relação de tudo que é arquivo aberto e fica abaixo de Iniciar/Documentos formando longa lista).





Aos poucos vá acessando cada pasta existente na Configuração do usuário, para ir se acostumar a acessá-lo. Com esta ferramenta você controla praticamente todo computador, impede acessos. De preferência ao acesso a Configurações do Usuário. A cada item como o exemplificado, aparece para marcar ativado, e na aba seguinte a Explicação. Leia atentamente cada explicação para ter certeza do que fará. Espero que seja de agrado estas dicas, pois como iniciante muito me foi útil, e apenas a aperfeiçoei com ilustrações para facilitar para quem não conhece. Sugiro que a cada novidade, acrescentem neste trabalho e distribua a amigos. Na informática, nunca pode se dizer que sabe tudo, a cada dia surge uma novidade. Muitas dicas recebi de amigos, e participantes de Fóruns da qual participo cito Fórum do baboo. Francisco Carlos N. Bender. Abaixo site fórum Baboo com excelentes dicas do participante Coloradows do fórum.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright @ 2010 - Infobender - Design by Analista Sistema Rodrigo Bender Infobender