Divulgação


Notícias Atualizadas

Dicas Iniciais de XP. Parte 2

Limpeza da área de trabalhoEis outra opção que também consome recursos, para desabilitá-la o Caminho é: Painel de Controle >> Vídeo >> Área de Trabalho >> Personalizar Área de Trabalho >> Geral >> Desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”
Acelerar o Menu Iniciar
Como no Windows 98, você pode fazer com que os itens do menu Iniciar apareçam mais rápido. Para tanto faça: Iniciar>>Executar>>digite regedit

Procure a chave HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop
Ache o item MenuShowDelay na lista da direita, com dois cliques nele abrirá uma caixa, digite o valor de 0, o default do Windows é 400.


Habilite a desfragmentação do Boot
Esta desfragmentação nos arquivos de reinicialização do Windows vai tornar o boot um pouco mais rápido. Para ver se ela esta ativada siga esses passos:

Iniciar>>Executar>> digite regeditProcure a chave HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWAREMICROSOFTDfrg clique em BootOptimizeFunction
Veja se na chave Enable tem um Y e na chave OptimizeComplete tem um YES, se tiver seu boot já está mais rápido, se por acaso a chave não estiver como acima, de dois cliques na chave Enable e digite um Y ao invés de um N.


Alterando a letra da UnidadeVocê pode trocar as letras de suas unidades C, D, E,
 e outras que possuir Siga para: Iniciar >>Painel de Controle>>Ferramentas administrativas >>Gerenciamento do Computador, ache na coluna da esquerda Gerenciamento de Disco, na coluna da direita, clique com o botão direito do mouse sobre onde você quer alterar e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminho.


Backup de mensagens do Outlook Express
As mensagens do OE geralmente são armazenadas na pasta C:Documents and Settings”nome-do-user”Application DataMicrosoftOutlook Express. Esta é sem dúvida uma pasta de difícil acesso, mas você pode alterar este local, siga:
Abra o Outlook Express, clique em Ferramentas >>Opções >>Manutenção. Em seguida escolha a opção Pasta de armazenamento. Na janela que se abrir você verá o local atual onde as mensagens estão armazenadas. Clique em Alterar e escolha um novo local. Todas as suas mensagens, tanto as novas que chegarem como as que já existem, serão transferidas para o novo local de armazenamento escolhido.

Obs: Caso precise restaurar o backup, copie de volta todos os arquivos *.dbx para o mesmo local de armazenamento que estiver configurado no Outlook.

Descubra o seu IP
Para saber qual é seu IP basta digitar no Prompt de comando (Iniciar >>Acessórios >>Prompt de comando): IPCONFIG /ALL

Portas abertas
Para ver se sua conexão esta deixando portas abertas basta digitar no prompt de comando: NETSTAT –A

Os balões Hint
Esses balões de fundo amarelo mais atrapalham do que ajuda. Para elimina-los faça:

Abra o editor do registro, EXECUTAR digite REGEDIT e encontre a chave:

HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrent VersionExplorerAdvanced.Clique no menu Editar >> Novo >>Valor DWORD. Renomeie como "EnableBallonTips" e coloque o valor 0 (zero).

Desabilite a função hibernar
Desabilitando esta opção você libera uns 500MB de espaço no seu HD e alem do mais se você for se ausentar por muito tempo, desligue o micro.

Clique com o botão direito no seu Desktop e escolha Propriedades clique na aba Proteção de Tela, depois em Energia e após em Hibernar, desmarque a opção.
Problemas em deletar um arquivo.
Pode acontecer de querer (ou precisar) apagar um arquivo e o sistema impedir o acesso. Geralmente ao reiniciar o micro este problema é resolvido, mas se continuar você pode fazer o seguinte:

Inicie o Prompt de comando e o Gerenciador de tarefas (digite CRTL+AL+DEL) e em Processos finalize o Explorer.exe. Pelo Prompt vá ate´a pasta onde esta o arquivo a ser apagado (digite CD”nome-da_pasta” e ENTER) e delete o arquivo (DEL “nome_do_arquivo”). Após volte ao Gerenciador de tarefas e em Aplicativos, clique em Nova tarefa e digite Explorer.

Cuidado que não será possível recupera o arquivo apagado.

Adicionar/Remover programas
Muitas vezes acontece de remover um determinado programa e ele continuar a aparecer na lista de programas instalados. A solução é acessar o registro e eliminá-lo ali. Faça:

Abra o editor de registro( Iniciar/Executar e digite REGEDIT) e localize a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareMicrosoftWindowsCurrent VersionUninstallTodos os programas instalados estão aí. Basta apagar o desejado
Auditoria
Partições NTFS tem uma vantagem adicional sobre a FAT32: ela permite a auditoria do usuário. Com isso, pode-se saber a que horas ele se iniciou o seu trabalho no Windows, o que ele fez, quais arquivos foram modificados, que programas foram executados, entre outras informações ... Para habilitar a auditoria (você deve ser um Administrador): 1. Vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Diretiva de segurança local 2. Dentro de Diretivas Locais, você deve selecionar a opção Diretiva de auditoria e selecionar o que deve ser auditado 3. Dentro de Opções de segurança há outras opções de auditoria que podem ser úteis Você também pode auditar arquivos, pastas e partições e saber quais usuários acessaram esses arquivos. Para fazer isso: 4. Clique com o botão da direita do mouse no arquivo, pasta ou partição que você deseja auditar e clique em Compartilhamento e Segurança > tab Segurança > botão Avançado 5. Clique no botão Adicionar, e digite o(s) usuário(s) que devem ser auditados seguindo os mesmos passos do item 4 de Suporte a segurança de dados descrito acima. Ao clicar OK você deverá escolher quais tarefas devem ser auditadas (veja a imagem à direita) e clicar em OK OBSERVAÇÕES: 1. Para você verificar as informações auditadas, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Visualizar eventos: ali você poderá ler todos os eventos gerados, de erros no Windows às auditorias selecionadas ... Os eventos estarão em Segurança aparecendo com o tópico Segurança com êxito 2. Para você auditar qualquer arquivo, pasta ou partição, você deve inicialmente seguir os passos 1. a 3. e no mínimo habilitar a Auditoria de acesso a objetos e Auditoria de eventos de logon para que as auditorias sejam efetivamente realizadas.


Arquivos temporários da InternetNavegar pela Internet é bom, mas enche seu computador de lixo (arquivos temporários). Para não ter que se preocupar com eles, configure seu IE para apagar o cache da Internet sempre que o navegador for fechado. Para isto, Vá no Painel de Controle > Opções da Internet > Avançado e, na seção Segurança, ative a opção “Esvaziar Arquivos temporários quando o navegador for fechado”.
Mude as cores do prompt de comando
Digite CMD no menu Executar. Vai abrir a janela do prompt de comando. Toda preta com as letras brancas. Quando ela estiver aberta, clique naquele iconezinho do lado esquerdo dela e escolha Propriedades. Na opção Cores, escolha as cores que deseja para o fundo e para o texto. Clique em OK. Clique em Salvar as propriedades para janelas futuras com o mesmo título. Você também pode alterar o tamanho padrão da janela e a fonte, seguindo o mesmo processo.
Remover o Messenger( original)
Clique em Iniciar (Start) - Executar (Run) e digitar o comando: RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%INFmsmsgs.inf,BLC.Remove
Esta dica serve para remover o MSN original, após reinicie o micro e depois pode instalar uma versão mais nova, com isto, impedirá de surgir dois icones na bandeja ao lado do relógio ou seja uma versão original e outra atualizada.
Usando mais a tecla Windows
Todo teclado atual traz uma tecla Windows que pode ser usada em conjunto com alguma outra tecla para servir de atalho para alguma atividade. Veja abaixo a relação de atalhos da tecla Windows e tire mais proveito dela: Windows: Mostra o Menu Iniciar
Windows + D: Minimiza ou restaura todas as janelas
Windows + E: Abre o Windows Explorer
Windows + F: Abre o Pesquisar para arquivos Windows + R: Mostra a janela Executar
Windows + L: Tranca a tela
Windows + U: Abre o Gerenciador de Utilitários
Windows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador (em rede)
Windows + Shift + M: Desfaz minimizar (para todas as janelas)
Windows + F1: Para Ajuda e Suporte
Windows + BREAK: Mostra as Propriedades de Sistema
Senha de usuário esquecida
Na tela de Bem-Vindo pressione CTRL-ALT-DEL duas vezes seguidas e entre com a senha de Administrador. Você pode então trocar a senha de usuário no Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador. Se seu Windows for o home Edition, para iniciar como administrador execute o Windows no modo de segurança.
Mude a imagem de usuário na tela de login e no menu Iniciar.
Bola, patinho, sapo e coisas semelhantes podem não agradar como símbolo de sua imagem. Você pode clicar na imagem atual, o que fará abrir a janela de contas de usuário. Ali você encontra a opção para trocar a imagem, inclusive por alguma figura que estiver no seu hd, como por exemplo, uma foto sua.
FAT32 para NTFS
Se você comprou o computador já com o Windows XP, ele poderá ter sido instalado em FAT32. O comando convert permite converter uma partição FAT32 (própria de versões anteriores do Windows) em partição NTFS. Você deve usar o comando no formato abaixo:
Iniciar/ Executar e digite: convert c: /fs:ntfs (altere o c: se necessário para a letra correta da partição que deseja converter)

Compactar Lixeira
O Windows reserva 10% do espaço de seu disco rígido para a Lixeira. Isso é um desperdício. Clique sobre a Lixeira com o botão direito do mouse e, nas Propriedades, escolha um tamanho menor sugiro 3 %. Caso prefira pode remover arquivos imediatamente sem passar pela lixeira. Como exemplo abaixo.


TROCAR MENSAGEM DE “BEM-VINDO” DO WINDOWS XP.
Autor: Dunguinha
Com programa “ResHacker” abra C:WINDOWS SYSTEM32 o executáve l“LOGONUI” Clique sobre a pasta “StringTable 1 1046 e no texto que aparece na direita no item de nr. 7 esta a frase “BEM VINDO” agora troque esta frase por outra que achar melhor. Depois do feito acima, clique em “Compile Script” depois em File Save As... Dê o mesmo nome “Logonui” e cique em salvar em algum lugar em C: mas não esqueça onde foi. Reinicie o sistema em Modo de Segurança. Depois de carregado, abra o Gerenciador de Tarefas ( botão direito do mouse sobre a barra de tarefas). Na aba Processos procure por Explorer.exe e clique em Finalizar Processo. Agora na aba Aplicativo lá em baixo clique em Nova Tarefa Procurar e encontre onde salvou o executável Logonui. Selecione-o com o mouse e clique com o botão direito e de um copiar nele. Por aí mesmo vá na pasta C: Windows System32 clique com o botão direito do mouse dentro da pasta e de um colar. Vai aparecer que o arquivo já existe e se quer subistituir pelo outro, Clique em Sim. Feche esta parte do processo. Agora na mesma janela Nova Tarefa Procurar digite Explorer.exe e em OK.Feche o Gerenciador e reinicie o Windows em Modo NormalLeia o tópico original do Fórum do BABOO-

Continua parte 3......

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright @ 2010 - Infobender - Design by Analista Sistema Rodrigo Bender Infobender