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Dicas Iniciais de XP. Parte 1

Otimização do Windows XP

Opções Visuais. O WinXP é bonito, traz inovações visuais interessantes. Mas isto consome recursos do micro, principalmente se sua placa de vídeo não é muito robusta.Desabilitar estas opções deixará seu equipamento mais veloz, independente da configuração (claro que isso pode ser mais ou menos perceptível de acordo com a robustez do equipamento).Para fazer as alterações, vá ao Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Configurações. Em Efeitos visuais, desabilite os efeitos indesejados (se preferir desabilitar todos, basta selecionar “Ajustar para o melhor desempenho”).Uma opção normalmente desnecessária que também consome recursos é o “Desktop offline”. Este recurso permite que outras pessoas através da rede ou Internet possam ver seu Desktop (Área de Trabalho). Para desativá-lo, siga os seguintes passos:Painel de Controle > Vídeo > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Web > Propriedades > em Documentos da Web, desabilite a caixa “Tornar esta página disponível offline”.Ainda nas propriedades de vídeo, lá na aba Geral, pode-se desativar o Assistente para Limpeza da Área de Trabalho (Painel de Controle > Vídeo > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral > desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”). Este recurso varre e remove da área de trabalho ícones de programas que já não existem ou foram modificados. Como fica residente, também consome recursos – a limpeza pode ser feita manualmente.


Desabilitando serviços desnecessários.
O WinXP, por padrão, mantém ativos uma série de serviços que são desnecessários para a maioria dos usuários. Para desativá-los/configurá-los, vá em
 Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. É preciso, no entanto, saber o que se está fazendo, já que desabilitar serviços realmente necessários para o sistema fará com que seu Windows possa ficar mais lento ou que algumas coisas deixem de funcionar (como Internet, por exemplo). Uma dica é colocar todos os serviços para manual e reiniciar o micro. Depois é só conferir os serviços iniciados e configurá-los para automático. Pode acontecer de que serviços necessários não sejam iniciados. Melhor é saber o que faz cada um destes serviços. Veja abaixo alguns deles, os outros, cuja funcionabilidade não é muito clara é melhor deixar em automático.



Devem ficar em AUTOMÁTICO: - Alerta (emite alertas administrativos)- Alocador Remote Procedure Call (RPC)- Sistema de eventos COM+
Já devem estar em Automático:- Armazenamento protegido (favorece a segurança do computador)- Áudio do Windows (possibilita a ativação de dispositivos de áudio.)- Chamada de procedimento remoto (RPC)- Cliente da Web (necessário para algumas situações, como o Windows Update)- Cliente de rastreamento de link distribuído- Detecção do hardware do Shell- Estação de trabalho (gerencia conexões com servidores remotos)- Gerenciador de contas de segurança (Responsável por armazenar senhas locais)- Gerenciador de discos lógicos (Gerencia unidades de disco rígido)- Localizador de computadores (somente se houver uma rede operando)- Log de eventos- Logon secundário- Notificação de eventos de sistema- Plug and Play- Serviço de restauração do sistema (se não usa ou não sabe o que é, pode deixar em Manual)- Serviços de criptografia- Serviços IPSEC- Spooler de impressão - Testador de instrumentação de gerenciam. do Windows
Podem ficar DESABILITADOS: - Ajuda do cartão inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards)- Cartão inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)- Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting- Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)- Gerenciador de conexão de acesso remoto automático- Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota- Horário do Windows (Mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)- IMAPI CD-Burning COM Service (Ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) – Se vc grava CDs usando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)- Número de série de mídia portátil- Registro Remoto (por questão de segurança – permite que usuários remotos alterem o Registro do seu Windows)- Sistema de alimentação ininterrupta (Gerencia No-Breaks) (Se você usa um no-break, deixe em Automático)- Telnet (por questão de segurança)- TemasJá devem estar Desabilitados- Acesso a dispositivo de interface humana (usado para dispositivos especiais de entrada)- Roteamento e

Podem ficar em MANUAL: - Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pré-determinadas)- Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avançada)- Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)- Carregar Gerenciador (gerencia transferências de arquivos entre computadores da rede.)- Erro ao informar o serviço (Informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)- Gerenciador de conexão de acesso remoto- Mensageiro (Serviço de mensagens entre computadores da rede. NÃO É o Windows Messenger)- Número de série de mídia portátil- Servidor Já devem estar em Manual:- Adaptador de desempenho WMI- Aplicativo de sistema COM+- Área de armazenamento (Compartilha informações com computadores remotos)- Armazenamento removível (Dispositivos de armazenamento removíveis, como Zip Drives)- Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)- Conexões de rede (gerencia conexões de rede)- Coordenador de transações distribuídas (Coordena gerenciadores de recursos)- Cópia de volume em memória- DDE de rede (Habilita o Dynamic Data Storage)- DSDM de DDE de rede (Gerencia compartilhamentos de rede DDE)- Extensões de driver de instrum. gerenc. do Windows (Gerenciamento de drivers)- Firewall de conexão com a Internet (FCI) / Compartilhamento de conexão com a Internet (CCI)- Fornecedor de suporte de segurança NT LM- Gerenciamento de aplicativo- Host de dispositivo Plug and Play universal- Logon de rede- Logs e alertas de desempenho- MS Software Shadow Copy Provider- QoS RSVP (Habilita services compatíveis com o QoS)- Reconhecimento de local da rede (NLA)- Serviço administrativo do gerenciador de disco lógico- Serviço de descoberta SSDP- Serviço de indexação- Serviço de transferência inteligente de plano de fundo- Serviço 'Gateway de camada de aplicativo'- Serviços de terminal- Telefonia- Windows Installer Você pode consultar a ajuda do Windows para obter mais detalhes sobre a função de cada serviço.
Habilitando o modo UDMA/66 e superior. Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA se disponível”.



Habilitar Logon automático Caso o seu micro não faça parte de uma rede e você seja o único usuário, você pode alterar a maneira como ele é ligado e desligado, deixando estas operações mais ágeis. Siga as etapas:Vá em Iniciar > Executar e digite "control userpasswords2" (sem aspas) e clique em OK. Na aba Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não é recomendável deixar esta senha em branco), clique em OK. Vá em Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.

Programas na inicialização
Alguns programas são iniciados junto com o sistema, porem raramente são necessários a todo minuto. Estes podem ser retirados da inicialização da seguinte maneira: Clique em Iniciar >> Executar, digite MSCONFIG e clique OK. Na aba Iniciar, desabilite os programas que não quer que iniciem junto com o Windows. Cuidado não desabilitar programas sistema.



Explore outras máquinas da rede mais rapidamente.
Com uma alteração no registro do XP ele pode fazer a procura por outros computadores da rede mais rápida. O XP verifica nos computadores da rede por tarefas agendadas em comum entre elas e desabilitar este recurso faz com que a procura fique mais rápida Clique em Iniciar >> Executar, digite REGEDIT, pressione OK. Abra a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8 D87-00AA0060F5BF}.Apague-a e pronto. A visualização/navegação por outras estações da rede ficará mais rápida.

Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual).Deixar que o Windows gerenciar a memória virtual ainda é a melhor opção, porem o computador que tiver mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho. Para desativá-la vá em Painel de Controle >> Sistema >> Avançado >> Desempenho >> Avançado >> Memória Virtual >> Alterar. Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.Na maioria dos casos ele é necessário e pode ser definida como 50% a mais do que a memória RAM instalada. Por exemplo, se você tem 128 MB de RAM, a memória virtual pode ser definida como 192MB ( 128 + 50%). Defina este valor para o tamanho inicial e final para que o arquivo de troca seja fixo, prevenindo perdas de desempenho e fragmentação.


Desabilitar a reprodução automática para CD'sClique em iniciar > Executar e digite GPEDIT.MSC. Vá em Configuração do Computador >> Modelos Administrativos >> Sistema. Dê um duplo-clique sobre “Desabilitar Auto Executar”. Selecione Ativar. Caso faça isto somente executará CD indo através do Windows Explorer, e localizar o CD. Portanto NÃO É ACONSELHAVEL, principalmente em Cds de INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS, os quais entram e aguardam a instalação manual, não prejudicando em nada o usuário. Ao contrário de ATIVAR a REPRODUÇÃO terá sempre de localizar o CD, neste caso mais trabalho.



Libere 20% de sua banda de rede/Internet.Um recurso do XP chamado Agendador de pacotes OoS reserva 20% da banda disponível de rede e internet para uso próprio. Desabilite-o da seguinte maneira:Tem de estar logado como administrador.Clique em Iniciar > Executar, digite GPEDIT.MSC e pressione OK. Em Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede. Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK. Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador. Você deve fazer isto em todos os computadores da rede.
Evitando lentidão e problemas.Mantenha seu HD sempre desfragmentado e livre de erros. Após apagar grandes volumes de dados ou antes de instalar algum programa, faça a desfragmentação da unidade.
Desabilite a Assistência Remota.
Este recurso permite que outras pessoas controlem seu micro remotamentePara desabilitá-lo, vá em Painel de Controle > Sistema > Remoto e desabilite as opções “Permitir que este computador envie convites de Assistência Remota” e “Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador”.Depois vá em Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK. Vá em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Assistência Remota. Configure ambos os serviços para Desabilitado.



Desabilite a Notificação de Erros à Microsoft.Toda vez que ocorre um erro ou travamento, o Windows lhe recomendará enviar informações à Microsoft. Para evitar isto, vá nas propriedades de Sistema (Painel de Controle > Sistema), em Avançado > Notificação de Erros, e selecione “Desabilitar a Notificação de Erros”.


Desabilite Serviços de redeA menos que você realmente o use, o Telnet abre as portas para uma invasão. Para desabilitá-lo, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. Altere o serviço Telnet de “manual” para “desabilitado”. Desative também os serviços “Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting” e “Registro Remoto”.

Apague as pastas especiais de "Meus Documentos".
Se não gosta – ou não usa das pastas especiais dentro de “Meus Documentos” (por exemplo, “Minhas Músicas”, “Minhas Figuras”, etc.), basta executar o comando:regsvr32 /u mydocs.dll e, em seguida, apagar as pastas indesejadas. Para reverter a ação, execute o comando regsvr32 mydocs.dll. As pastas serão recriadas na próxima inicialização do Windows.

Desative o Visualizador de Imagens e Fax do Windows XP
O visualizador de imagem a fax do XP sempre se sobreporá a qualquer outro que for instalado (monopólio da Microsoft?) e para desativá-lo faça o seguinte:Clique em Iniciar >> Executar e digite o comando REGSVR32 /U SHIMGVW.DLL

Ativação após reinstalação do Windows XP.
Se seu XP já esta ativado e você precise formatar o HD não
será necessário fazer nova ativação caso você tome a seguinte providencia antes da formatação: Copie para um disquete o arquivo WPA.DBL que esta na pasta windowssystem32Após reinstalar o sistema novamente, copie este arquivo do disquete para a pasta original e o sistema estará ativado.
Desktop offline
O Desktop offline pode ser desabilitado. Esse recurso também compromete o desempenho. Caminho: Painel de Controle >> Vídeo >> Área de Trabalho >> Personalizar Área de Trabalho >> Web >> Propriedades >>Documentos da Web, Desabilite a caixa “Tornar esta página disponível offline”.



Continua na parte 2.......

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